Tutoriais/Scripts em Português

Assuntos não relacionados ao 001.
YunO
001 Fanatic

Tutoriais/Scripts em Português

Postby YunO » Sat Sep 13, 2008 1:05 pm

Aqui estarei postando os tutoriais que são traduzidos ou criados, mas postando-os em português. Se você deseja criar algum, mande-me uma PM, estarei escrevendo abaixo os tutoriais:

Tutoriais/scripts em desenvolvimento
[Script] Poison 2 - Bruno coelho
[Tutorial] Como fazer armas - Bruno coelho

Será postada uma mensagem neste tópico e depois o link será colocado nos tutoriais prontos.
Estou recebendo PM, só falta mandar.
Huge project coming soon...

Eduardo Artes
Member

Re: Tutoriais em Português

Postby Eduardo Artes » Sun Oct 26, 2008 6:37 am

E ae cara, :D
Gostei da ideia de faser tutoriais... pra quem acabou de instalar o programa, tutoriais é um otimo recurso de ajuda...

Boa ideia mas... cade os tutotias brasileiros la eu so vi 1 :?

Neto
001 Beta Tester

Postby Neto » Sun Oct 26, 2008 11:02 am

falta iniciativa :D

YunO
001 Fanatic

Criação de mapas

Postby YunO » Sun Oct 26, 2008 2:11 pm

Tutorial: Criação de mapas
por YunO

Dificuldade: |||||

1. Vamos do começo... :: Criar o mapa
    Abra o programa e crie um novo projeto, ou use algum já criado. Neste caso criaremos um projeto novo com o nome de "Mapping Contest", deve abrir algo assim (http://img381.imageshack.us/my.php?image=maping001kc6.jpg). No menu à esquerda, clique em "Maps", então abrirá uma nova tela, pedindo o nome do novo mapa. Digite "Tutorial", ou qualquer outra coisa e aperte OK na nova janela que aparecerá. Pronto, passo 1 está pronto.
  2. Definindo propriedades do mapa
    Sabe a janela que apareceu e que demos OK? Aquela é a janela de propriedades do mapa. Para abrí-la novamente, vá no menu à esquerda novamente e clique com o botão direito do mouse no mapa "Tutorial", com isso um menu deverá surgir, clique em "Properties..." (http://img56.imageshack.us/img56/6448/maping002zv6.jpg). Agora, na nova janela, você tem "Dimensions", que são as dimensões (X é a largura e Y é a altura); "Triggers" que são scripts, na atual versão (1.004.003) só temos "Player enters", que é o script que será executado quando o jogador entrar no mapa (clique em "Edit Script" para editá-lo); "Music" é a música de fundo do mapa; "Weather" são as condições climáticas
    • Sun: cor do sol
    • Wind: direção do vento
    • Clouds: nuvens
    • Rain: chuva
    • Fog: neblina/névoa
    Modifique como quiser e depois clique em OK.

Ferramentas (http://img353.imageshack.us/img353/4373/maping008qt3.jpg)
  3. Ferramenta Draw
    É como você desenha seus cenários. Ao selecioná-la, aparecerá no menu esquerdo as opções para desenho, porém na metade de cima. E você tem algumas opções (http://img220.imageshack.us/img220/4497/maping003wt0.jpg). A primeira são os gráficos qualificados como "Fllor" (chão). A segunda são os "Lower Objects" (obetos inferiores). E a terceira são os "Upper Objects" (objetos superiores). Também existem as "Walls" (paredes) e o "Environment" (cenário). As 3 primeiras opções possuem uma caixa em baixo delas, com mais objetos ainda. Após selecionar o que você quer, clique no mapa para posicionar onde e como quiser (http://img222.imageshack.us/img222/1180/maping005er5.jpg). E você tem algumas outras ferramentas com a Draw: (http://img371.imageshack.us/img371/2531/maping006cb8.jpg). A primeira gira todas as tile-sets (objetos e etc que aparecem para pôr no cenário) na horizontal; a segunda gira na vertical; a terceira é o lápis, você desenha quadrado por quadrado (32x32); a quarta é a retangular, que você preenche uma área do mapa com o clique segurado; a quinta é a borracha, com ela você apaga o que está no cenário (cuidado, a borracha se "fundirá" com a ferramente que estiver usando, lápis ou retângulo).
  4. Char
    Clicando lá, você poderá posicionar um NPC (personagem não jogável) no mapa, e assim que clicar no mapa aparecerá uma janela pedindo para você configurar o NPC.
  5. Route
    Na ferramenta Route, você define a rota de algum NPC do mapa. Assim que clicar na Route, deve clicar em algum NPC e uma janela aparecerá para você definir a rota.
  6. Timer
    Você pode definir algum timer ou spawner para seu mapa, é uma das ferramentas mais poderosas do programa.
  7. Door
    Porta, você põe em algum lugar e define o que deve fazer
  8. Veh.
    Veículo. Posiciona alguma veículo no mapa.
  9. Item
    Posiciona algum ítem em algum lugar do mapa, você poderá pegar este ítem durante o jogo, e pode fazer uma caixa de tesouro.
  10. Tur.
    Canhão ou câmera.
  11. Obj.
    Posiciona algum objeto ou efeito no jogo.
  12. Light
    Faz alguma luz no cenário
  13. Zone
    Insere uma área para colocar algum script
  14. Block
    Tranca uma área, nada atravessa e não pode ser removido com scripts.
  15. Test
    Clica em algum lugar do mapa para testar o mapa e o jogo a partir daquele lugar
  16. Display e Zoom (http://img76.imageshack.us/img76/5023/maping011li4.jpg)
    Display: seleciona o que quer exibir no editor de mapas (primeiro são animações; segundo são paredes reais; terceiro são luzes)
    Zoom: tamanho que você verá o mapa (apenas no editor, no jogo ficará normal, 100%)

Este é o básico para editar mapas!
Caso haja algum problema com as imagens, me avise!

por YunO
Caso use em algum outro lugar, dê créditos, por favor.

Eduardo Artes
Member

Postby Eduardo Artes » Sun Oct 26, 2008 2:41 pm

Aeeee :D :D blz então...
Valeu... :) :)

YunO
001 Fanatic

Postby YunO » Sun Oct 26, 2008 3:45 pm

Ocorreu um acidente, sem querer editei o post em que estava escrito que estarei criando vários tutoriais e postei um tutorial. =D Mas pelo menos agora há um tutorial!

Eduardo Artes
Member

Postby Eduardo Artes » Sun Oct 26, 2008 7:58 pm

:) Cara, esse tutorial me ajudou em algumas coisas em que eu não sabia direito, vlws :D

Bruno coelho
001 Admirer

Postby Bruno coelho » Tue Dec 09, 2008 4:16 pm

Ae posso escrever o tutorial do modo q invntei aki NOITE-DIA ou decha pra surpresa?
Oriliad Progress://///////////// 0,1% -Sprites/Graphic

Image

YunO
001 Fanatic

Postby YunO » Tue Dec 09, 2008 4:57 pm

Tranqüilo. Postem seus tutoriais, com a menor quantidade possível de erros ortográficos :D
Vamos analisá-lo, e, se for de muita utilidade, será postado lá em cima.

E aproveita para postar o tuto de modificar equips e tal, foi por este que mais me interessei ;)

Bruno coelho
001 Admirer

Postby Bruno coelho » Tue Dec 09, 2008 9:38 pm

TUTORIAL NOITE-DIA:

A coisa é complicada .mas lá vai:

O mecanismo é basicamente feito na HUD. primeiro,crie duas switches. uma com o nome DIA e outra com o nome NOITE.
vá para o menu HUD e coloque 2 timers. um de cada lado do ``hudtimer´´ (o que vem para ativar/desativar interfaces). coloque o nome do primeiro timer de DIA. se quiser q o mecanismo inicie imediatamente,não ligue a opção ``must be turned on though an event´´.

agora vá em initial timer tick e coloque para os mapas desejados ficarem claros. ou seja, retire a fog deles . vá no MAP TURN ON/OFF FOG e desligue a fog dos mapas escolhidos para amanhecer.

Agora vá no switch operation e ligue a switch DIA e desligue a NOITE(mesmo que não esteja ligada). pronto esta parte está feita. proseguimos para o FINAL TIME TICK.

lá você ira colocar SWITCH OPERATION e desligue a switch DIA. e coloque para ativar o timer noite coloque START/STOP TIMER SPAWN e coloque THIS,PAUSEDe coloque RESET TIMER/SPAWN, NOITE. se quiser coloque efeitos sonoros como um lobo uivando ou um sino de catedral tocando para simbolisar que a noite vem ai.

agora o tempo que o dia irá durar. saia deste menu e salve as configurações.agora coloque o seguinte:

INITIAL DELAY = 1
EVERY INTERVAL = ? (depende de você e quanto tempo você quer para o dia durar. eu aconselho que coloquem 200)
NUMBER OF TICKS = ? (aconselho que coloquem 1000. é um tempo bom para um dia durar.)

o timer dia está pronto!

no timer NOITE fassa exatamente todos os procedimentos acima. com algumas modificassões:

para o timer noite, ligue a opção ``must be turned on though an event´´

agora vá em initial timer tick e coloque para os mapas desejados ficarem escuros. ou seja, coloque fogs escuras. vá no MAP TURN ON/OFF FOG e ligue a fog dos mapas escolhidos para anoitecer. depois va no CHANGE FOG COLOR e coloque uma cor escura.

Agora vá no switch operation e desligue a switch DIA e ligue a NOITE. pronto esta parte está feita. proseguimos para o FINAL TIME TICK.

lá você ira colocar SWITCH OPERATION e desligue a switch NOITE. e coloque para ativar o timer DIA.e vá no START/STOP TIMER SPAWN e coloque THIS,PAUSED. e depois coloque para RESET TIMER/SPAWN ,DIA.

PRONTO!

agora para colocar efeitos para noite/dia use as switches. se quer que uma porta tranque de noite, vá nela e coloque WENT TO OPEN DOOR e SWITCH BRANCH e coloque NOITE. para NOITE IS ON coloque uma caixa de dialogo informando que a porta está trancada.e NOITE IS OFF, entra normalmente.

Se quiserem mais efeitos usem a imaginação! ou me perguntem :)
Last edited by YunO on Tue Dec 09, 2008 10:18 pm, edited 2 times in total.
Reason: Texto duplo fundido automaticamente.

Image

YunO
001 Fanatic

Re: Tutoriais/Scripts em Português

Postby YunO » Tue Dec 09, 2008 10:15 pm

Já está atualizado. Porém aqui vão alguns detalhes:
  1. Antes de postar o tutorial, mande uma PM para mim atualizar a primeira mensagem nos tutoriais em desenvolvimento.
  2. Há limite de 8 links por mensagem, então haverá um link para uma nova mensagem de tutoriais, que postarei quando precisar.
  3. Você também pode fazer scripts e mostrá-los (códigos Text e explicar)
  4. Escrevam algo como "Dificuldade: |||||" e usem cor vermelha nas barras de dificuldade.

Bruno coelho
001 Admirer

Postby Bruno coelho » Wed Dec 10, 2008 5:00 am

beleza! c eu descobrir mais alguma coisa eu posto aqui!

EDIÇÃO DE ARMAS IN-GAME

DIFICULDADE |||||

É simples (na minha opinião) mas leva tempo.

a edição de armas IN-GAME é a parte em que você edita suas armas enquanto joga,ou seja coloca equipamentos nelas.

primeiramente crie a arma padrão. EX: RIFLE VELHO
agora crie o equipamento desejado para ela. EX : SCOPE
agora crie outra arma,mas com o equipamento junto ao dezenho da arma. EX : RIFLE VELHO com o SCOPE em cima dele.(SNIPER RIFLE)

agora vá nas triggers do scope e fassa o seguinte na aba source/used:

ITEM BRANCH e coloque a arma desejada para ser equipada. EX: 1 RIFLE VELHO. na parte do ``player has no RIFLE VELHO´´ coloque uma caixa de texto dizendo que o jogador não tem a arma a ser equipada,e depois coloque ADD/REMOVE ITEM ``[nome do equipamento]´´+1 para o equipamento não desaparecer. agora continuando:

se o jogador tiver a arma desejada coloque:

UNEQUIP ITEM ,MAIN,WEAPON [para não ficar com uma arma fantasma na mão] e ADD/REMOVE ITEM [arma antiga] -1 EX :RIFLE VELHO e depois de novo ADD/REMOVE ITEM [arma já equipada] +1 EX : SNIPER RIFLE (RIFLE VELHO + SCOPE)

e uma mensagem dizendo : [nome da arma] foi aprimorado/a com êxito.

e pronto :D

Image

YunO
001 Fanatic

Postby YunO » Sat Dec 13, 2008 6:50 pm

[Script] Poison
Complexidade: |||||
Eficiência: |||||
Customização: |||||

Script:
Crie 3 variables, poison, actpoison e act_poison. Agora crie uma zone e no Touched by playabe character coloque:
Code: Select all
    IF actpoison = 1
        SET actpoison = 2
        SET Interface("bad stat").On = 1
        SET poison = poison + 5
        SET act_poison = "yes"
        :g6
        IF actpoison = 2
            SET Char("main").HP = Char("main").HP - poison
            Pause(5000)
            GOTO g6
        ELSE
            Exit
        ENDIF
        Exit
    ELSE
        IF actpoison = 0
            Exit
        ELSE
            SET poison = poison + 5
            Exit
        ENDIF
        Exit
    ENDIF
    Exit

Então vá no Playabe character left e ponha:
    IF act_poison = "yes"
        SET poison = poison - 5
        SET actpoison = 1
        SET act_poison = "no"
        SET Interface("bad stat").On = 0
        Exit
    ELSE
        SET poison = poison - 5
        Exit
    ENDIF
    Exit

Explicação:
poison: é quanto o personagem perderá de HP
actpoison: este variable dirá ao jogo se a poison é permitida (1), se a poison está ativada (2) ou se a poison não é permitida/imunidade (0), apenas mude o valor do variable para 0 se quiser fazer alguma habilidade ou item que deixe o personagem imune à poison
act_poison: diz ao script se foi esta zone que ativou a poison

Procure por
    SET Interface("bad stat").On = 1
e
    SET Interface("bad stat").On = 0
nos dois scripts. Remova esta linha, a não ser que você tenha uma interface chamada bad stat que mostre os stats maus do personagem (poison, curse etc) (pode mudar o nome da interface, mas mude no script também).

Agora procure
        Pause(5000)
no primeiro script. Mude os valores da pausa conforme o tempo que você quer que o personagem perca vida.

Vantagens:
  • Deixar o personagem imune à poison
  • Somar a quantidade de poison de uma zone à outra (com uma do lado da outra, praticamente)
  • É tudo feito em uma zone!
Problemas:
  • Você não perde HP estando fora da zone, porém ninguém disse que a zone precisa ser pequena :D
  • Cuidado! Há um jeito de burlar este script! Porém para impedir, você teria de reprogramá-lo completamente! Se a pessoa for esperta, poderá ganhar HP, ao invés de perder...

Bruno coelho
001 Admirer

Postby Bruno coelho » Sat Dec 13, 2008 6:59 pm

eu sei um modo MUITO mais fácil de fazer poisons,com direito até a Antidotos e perda de hp aleatoria. c quiser q eu poste diga :D a proposito o meu metodo é IMBURLÁVEL, ñ precisa de uma zone gigante e é prático. pode durar enquanto o char muda de um mapa para outro. muito eficaz

Image

YunO
001 Fanatic

Postby YunO » Sat Dec 13, 2008 7:33 pm

Não precisa pedir para postar :x
Manda PM avisando que vai postar, não importa quando, pode ser até uma semana antes, que eu vou colocar no primeiro post, e quando você postar, eu vou ver e colocar no primeiro post.

Bruno coelho
001 Admirer

Postby Bruno coelho » Sat Dec 13, 2008 7:53 pm

malz, só pedi p/ postar pq vc ja fez um igual ;)

Image

YunO
001 Fanatic

Postby YunO » Sat Dec 13, 2008 8:00 pm

[Tutorial] Área de save game

Este é o tutorial mais fácil que você verá aqui, porém há pessosa que podem não saber como fazer.

Primeiro crie uma zone do tamanho que você quiser, e no Touched by playabe character ponha um Enable/Disable Saving e não marque Yes.
Agora vá em Playabe character left e ponha um Enable/Disable Saving e marque Yes.

Está pronto. Claro, há como incrementar, mas não escreverei aqui pois não consegui direito, e é muito complicado :D
Have fun ;)

Sr_Misterio
001 Supporter

Postby Sr_Misterio » Sun Dec 14, 2008 9:41 am

pow! yuno, vc falo o obivio do obvio cara, so n postei um palavrao pq eh contra as regras do forum mais deu vontade de gritar PO!@#!@!!#! :lol:
chatofgamesbr.blogspot.com

YunO
001 Fanatic

Postby YunO » Sun Dec 14, 2008 11:41 am

Eu sei, mas duvida que há pessoas que não sabem como fazer isso?

Bruno coelho
001 Admirer

Postby Bruno coelho » Sun Dec 14, 2008 7:02 pm

uahuahuahauha

Image

YunO
001 Fanatic

Postby YunO » Sun Dec 14, 2008 9:20 pm

Ae Bruno, você não ia postar como fazer armas?

Bruno coelho
001 Admirer

Postby Bruno coelho » Sun Dec 14, 2008 9:56 pm

eu postei a edição de armas in-game. vou postar o tutorial de como fazer uma bem rapido pela manhã :D

Image

todydejaca
001 Admirer

Tutos

Postby todydejaca » Sat Jan 17, 2009 10:31 am

Tutorial Para Iniciantes
Dificuldade:Muito Facil
Nivel de Compreensão:Alto

Fiz uma guia para iniciantes para os que começaram ainda pouco a usar o Map001

DOWNLOAD
TEM EM PDF E HTML(recomendo html)
LINK DO SITE:http://drop.io/todydejaca#

DUVIDAS?
Me mande uma MP(mensagem pessoal)

COMO MUDAR O SEXO DO PERSONAGEM PRINCIPAL

Nesse tuto eu vou ensinar como fazer para o jogador mudar o sexo e o nome do personagem principal
Dificuldade:Medio
Nivel de Compreensão:Alto[/size]

BAIXEM O ARQUIVO "MAIN CHAR SEX CHANGE.pdf"

eu fiz em ingles mais vou passar pra portugues e postar aqui
Last edited by todydejaca on Mon Jan 19, 2009 6:57 pm, edited 1 time in total.
Reason: Texto duplo fundido automaticamente.

YunO
001 Fanatic

Postby YunO » Thu Feb 19, 2009 10:33 am

[Tutorial] Alterar paredes

Alguns devem achar que é impossível, mas não é. As paredes podem ser alteradas sim.

A primeira coisa a se fazer é encontrar o arquivo Th0.bmp na pasta do seu jogo. Agora que encontrado, é só editar. Lembrando que a parte de cima da parede é a segunda porção de imagens e a parte de baixo da parede a primeira porção.

É fácil, os únicos problemas para quem não sabia era encontrar o arquivo e editar, por causa da ordem trocada. Depois que você editar este arquivo, todas as paredes trocadas nele serão automaticamente trocadas no seu jogo pelo Map001 a próxima vez que você abrir o programa.

MagroNerd
Junior Member

Postby MagroNerd » Mon Mar 02, 2009 3:06 pm

Yuno... eu comecei a utilizar o 001 Action faz 3 dias... e queria saber oque e uma variavel e como faz uma variavel! vlw ae!

Email para contato: in.suportavel@live.com // magronerd@gmail.com
Image
TIRAS POP :: WWW.TIRAPOP.BLOGSPOT.COM // Powered by 001

Neto
001 Beta Tester

Postby Neto » Fri Mar 06, 2009 10:34 pm

existe um tutorial no site, tá em ingles, mas um tradutor ajuda :)

YunO
001 Fanatic

Postby YunO » Sat Mar 07, 2009 9:02 am

Essa pergunta já foi respondida umas 3 vezes.

Thiago
Junior Member

Postby Thiago » Mon Mar 09, 2009 6:33 pm

Ow, como faz pra por que o inimigo só me ataca se eu ataca ele?

YunO
001 Fanatic

Postby YunO » Fri Mar 20, 2009 3:54 pm

Ponha em algum lugar o script Enable/Disable Character e desative seu inimigo, então, entre nas triggers dele e coloque em Hit by weapon used by player, e então coloque Enable/Disable Character e ative-o.

Eu colocaria o primeiro Enable/Disable Character nas triggers do mapa, Player Enter

Thiago
Junior Member

Postby Thiago » Sat Mar 21, 2009 5:25 pm

Vlw YunO! E se sabe de alguem editor de jogos online? Mesmo que seja pago... E o engine001 se pagar da pra fazer online? Pq eu fui la em My 001 Games, entrei em DATA e la em baixo ta escrito Start Multiplayer Game=# e no http://www.engine001.com/website.htm o segundo Premium Benefits ta escrito take part in development gatherings (such as 3D and "multiplayer" testing).

Neto
001 Beta Tester

Postby Neto » Tue Mar 24, 2009 3:13 pm

terá, contudo, ainda não

YunO
001 Fanatic

Postby YunO » Fri Apr 17, 2009 8:53 pm

Enquanto o Engine001 não virar multiplayer só há 3 modos que eu conheça para fazer seu próprio jogo online, fazendo do 0 no C++/VB ou outra linguagem de programação, você pode também usar dois programas, mas quero ter certeza que o e-mail que você deixou no contato da MhZgAmes é o seu mesmo antes de mandar os nomes dos programas, já que aqui não pode.

Thiago
Junior Member

Postby Thiago » Fri May 01, 2009 9:29 am

Vlw, mas de C++ delphi J++ Active X eu ja sabia mas tava kerendo um programa com a linguagem própria. Achei um bem legal já mas ainda nao lanço...

E o meu e-mail é akele msm...

luiz_ketchun
Member

Postby luiz_ketchun » Wed Nov 18, 2009 10:03 pm

Gente eu não sei se esse é o lugar certo para pedir isso mais me pareceu o único tópico português que fala sobre esse assunto...
então lá vai ...
eu tô tentando fazer um jogo de plataforma estilo grand chase sabem..
mais eu acho que aquele tutorial que fala sobre jogos de plataforma não serve para mim pois as plataformas q eu quero criar ficam ´´voando´´ e não grudadas ao chão como escada..
espero que tenham entendido e possam me ajudar

Vlw
Kisses

By: Lyph.

YunO
001 Fanatic

Postby YunO » Sat Nov 21, 2009 11:26 am

Não é possível fazer outra coisa ainda, infelizmente, pois também queria.

lbdl
001 Enthusiast

Postby lbdl » Mon Nov 23, 2009 9:15 am

Pow gente eu queria saber se existe algum script que mude a cor da fonte/letra no jogo

se tiver me explique como faz

vlw.
Game Full : Consequences

http://www.engine001.com/games/Consequences_903.htm

Game: Consequences Episode 1

Maps: //////////
Characters: //////////

Story: /////////
Gameplay: //////////

Game: lbdl's Mod

todydejaca
001 Admirer

Postby todydejaca » Sat Feb 06, 2010 11:37 pm

lbdl wrote:Pow gente eu queria saber se existe algum script que mude a cor da fonte/letra no jogo

se tiver me explique como faz

vlw.

Como assim? A cor das letras no HUD ou no GAME mesmo? Se for no HUD, na hora que criar o texto é só mudar as cores (espero que ache one mudam as cores :|
E se for no GAME mesmo, na aba Setting, vá em Visual, ali você pode mudar a cor de tudo
Amigo, em caso de duvidas, crie um topico, e não poste em um ja existente :D Fica a dica :D

lbdl
001 Enthusiast

Postby lbdl » Mon Feb 08, 2010 7:46 pm

é no menssage box se dar para mudar a cor
Game Full : Consequences

http://www.engine001.com/games/Consequences_903.htm

Game: Consequences Episode 1

Story: /////////
Gameplay: //////////

Game: lbdl's Mod

YunO
001 Fanatic

Postby YunO » Tue Feb 09, 2010 10:33 am

No próprio Message Box não, apenas mudar a cor geral, daí muda todas as cores de falas e etc, exceto as do(s) HUD(s).

noeneto123
001 Support

Postby noeneto123 » Tue Jun 28, 2011 11:40 am

Sistema de Banco

Dificuldade: Facil
Complexibilidade: Alta

Requisitos para fazer o Tutorial

Primeiro de tudo, este tutorial é considerado avançado pelo nivel de lógica usada, então nenhum noob vai conseguir fazer isso se não ler tudo claramente!
Você precisa criar 3 collections, nomeie igual as minhas para não causar confusão no tutorial, eu fiz assim ó: 1ª "Login" 2ª "Senha" 3ª "Valor".
Você precisa de um mapa onde será o banco e um ator nele para o jogador não falar com ninguém, caso queira também pode usar um caixa eletronico que fica melhor ainda! Image
Eu vou usar a versão do 001 em inglês então entenda que eu não colocarei os scripts em português! Image

Introduzindo

Abra o mapa onde será o banco e crie uma "zone" para o ator interagir e o script começar, sugiro que você a faça para que o ator suba nela e aperte a tecla de ação! :) Vamos lá agora vai começar tudo! ><

Criação de Usuario

Primeiro crie uma message box com o texto mais ou menos assim, esta parte é só mensagem então digite:
Image

Ou você pode digitar algo do tipo. Então depois desta Message Box, crie 4as variaveis locais como na imagem:
Image
Agora coloque um evento chamado "Input Box" e escreva nela isso ou parecido com isso: "Escreva seu nome para login" e "Save Input Into: "log"" logo depois um evento chamado "Collection Contains Branch" configurado assim:

Image

E agora uma Message Box dizendo que o nick ja existe! Clique denovo no Collection Contains Branch e agora crie uma no Input Box assim:

Image

Agora coloque o evento chamado por "Add to Collection" com a coleção login e o value escolha a variavel local "log".

Coloque novamente o evento chamado "Add to Collection" configurado da seguinte maneira:
Collection: "Senha"
Value: "(variavel local "sen")"

Agora coloquem o mesmo evento novamente só que mude a collection para a collection "Valor" e o "Value" para 0 e para finalizar esta opção coloque uma message box dizendo que o login foi efetuado com sucesso! Image

Depósito

Primeiro vamos criar um script que usaremos em todas as outras 3 opções (depositar que é essa, sacar e ver saldo), vamos lá:
Coloque um Input Box perguntando o nome da conta da pessoa e salve na variavel "log".
Coloque um evento chamado "Collection Contains Branch" e configure assim:
Collection: "Login"
Value: "log" (variavel local)

Agora coloque um input box pedindo a senha da conta bancaria do jogador e salve na variavel local "sen".

Coloque um comparison branch configurado como na imagem:

Image

Depois coloque uma Input box pedindo o valor que a pessoa deseja depositar, salvando isso na variavel local: "dep", agora outro comparison branch assim:

Image

Agora uma message box dizendo que a pessoa não tem dinheiro suficiente ou algo do tipo.
Clique novamente no Comparison Branch e coloque um evento chamado "Change Money" e configure-o em subtract e o valor escolha a variavel local "dep".
Agora coloque o evento chamado "Edit Element of Collection" e faça tudo igualzinho a imagem, lembrando essa parte você deve escrever e o formulario deve ficar escuro para funcionar!

Image

Agora coloque uma message box dizendo que o dinheiro foi depositado com sucesso!
Se quiser coloque messages box nas abas que ficaram vazias, é bom para a pessoa saber que esqueceu a senha ou escreveu o login errado.

Saque

Primeiro vamos criar um script que usaremos em todas as outras 3 opções (depositar que é essa, sacar e ver saldo), vamos lá:
Coloque um Input Box perguntando o nome da conta da pessoa e salve na variavel "log".

Agora coloque um input box pedindo a senha da conta bancaria do jogador e salve na variavel local "sen".

Image

Agora crie uma Input Box com o texto pedindo o valor que a pessoa deseja sacar salvando na variavel local "saq", faça um comparison branch editado assim:

Expression: Collection.Item(Valor,Collection.Find(Login,log))
Operator: < (Less Than)
Value: saq

Depois coloque um Message box dizendo que a pessoa não tem este dinheiro na conta. Clique novamente no Comparison Branch e coloque um "Change Money" com "add" o valor "saq" e coloque um "Edit Elemento of Collection" configurado igualzinho a imagem:

Image

E coloque um Message Box dizendo que o dinheiro foi sacado com sucesso!

Ver Saldo

Image

E agora basta colocar uma Message Box com o texto a seguir:
"Seu saldo atual é de R$ \V[Collection.Item(Valor,Collection.Find(Login,log))]."

E pronto, se quiserem eu ensino a fazer o sistemas de contas mais complexo e legal para a jogabilidade!

Agora o tão menos importante, o scripts das contas a pagar que terá suporte a até quantas contas você quiser simultâneas

Galera, o script das contas ficou um tanto complexo, então achei melhor postar uma DEMO, baixem e copiem o script para entende-lo, http://www.megaupload.com/?d=OI3TCNQO espero que gostem, ele serve para quem não conseguiu entender o tutorial direito ;)! Curtam copiei e façam o que bem entender com isso!

Tutorial adaptado do Império 001
Créditos à mim e para o imperio001 por me emprestar alguns emoctions :)!

Shingu
001 Supporter

Postby Shingu » Wed Aug 24, 2016 9:06 pm

A seção tutoriais do forum não esta funcionando aparentemente!

Criei essa técnica enquanto fazia meu atual jogo...

Sistema "Target/Projectile Impact" reconhecendo executor e alvo em relação ao item usado.

É colocado algo como isto em "template">>>"triggers">>>"attacked" do "actor":

E isso em "Target / Projectile Impact" >>>"Items and Magic" com o sistema no mesmo local, restando apenas usar as "variáveis":
Image
Image

Return to Discussão Geral