Guia: Organizando um projeto e seu tópico

Mostre aqui seus projetos, seus jogos.
Forum rules
Se você quiser postar sobre seu jogo, tenha certeza que incluirá screenshots (fotos) a uma longa, bem-escrita, descrição envolvendo todos os aspectos do jogo.

Por favor, respeite e entenda que nem todos são mestres no Map001.

Essa seção do fórum é dedicada à discussão the jogos feitos apenas com o Map001.

Você deve hostear seu jogo na seção de jogos do site. Links externos são proibidos nesta seção.
User avatar
todydejaca
001 Admirer
 
Joined: Sat May 03, 2008 9:53 am
Location: Brasil

Guia: Organizando um projeto e seu tópico

Postby todydejaca » Tue Nov 23, 2010 3:04 pm

Organizando o tópico do seu projeto

.:Introdução
Olá, nesse guia, darei algumas dicas de como organizar o tópico do seu projeto, como criar um bom enredo e também umas dicas de ortografia.
Como existem muitos tópicos que falham em vários aspectos, principalmente na organização e na ortografia, decidi criar essa guia, na esperança de que a seção de projetos melhore. Espero que esse tópico realmente ajude.
Tenha uma boa leitura ;)


.:Organização do tópico
.BBcode
Organizar um tópico pode ser fácil, e uma coisa que deixa isso mais fácil ainda é o BBcode. Com ele você pode deixar seus textos em negrito, destacando assim coisas importantes. Também podemos deixar o texto "sublinhado" ou "itálico".

Mudar a cor é possível e recomendado, mas tenha em mente que deve usar uma cor que de contraste com a cor de fudo...
No caso do Fórum do Engine 001, são ótimas cores claras, e algumas escuras (como o preto e o laranja que usado no titulo).
Por exemplo, um amarelo, verde ou laranja, são cores confortaveis para os olhos. Já cores muito escuras e próximas do cinza devem ser evitadas.
E lembre-se, os textos devem ficar na cor normal, é recomendado usar cor apenas em coisas que deseja destacar, como um subtítulo, itens de uma lista, ou um aviso.

O BBcode não para aí, também é possível adicionar links, imagens, conteúdo Flash, videos do youtube, listas, e mudar o tamanho da fonte.

.Subtítulos

Usar subtítulos é tão importante quanto, ou até mais que o BBcode. Ao criar subtítulos, você praticamente divide seu tópico em categorias, assim, o leitor vai saber sobre o que está lendo com mais facilidade.
Por exemplo, essa guia está dividida em vários subtítulos.

.:Dicas de Ortografia
"Essas dicas foram retiradas desse site"

    1) Desnecessário faz-se empregar estilo de escrita demasiadamente rebuscado, conforme deve ser do conhecimento de V.S. Outrossim, tal prática advém de esmero excessivo que beira o exibicionismo narcisístico.

    2) Evite abrev., etc.

    3) Anule aliterações altamente abusivas.

    4) "não esqueça as letras maiúsculas", como já dizia silas, meu professor lá no colégio valribeira, em campinas, são paulo.

    5) Evite lugares-comuns como o diabo foge da cruz.

    6) O uso de parênteses (mesmo quando for relevante) é desnecessário.

    7) Estrangeirismos estão out, palavras de origem portuguesa estão in.

    8) Seja seletivo no emprego de gíria, bicho, mesmo que sejam maneiras. Fraga?

    9) Nunca generalize: generalizar sempre é um erro.

    10) Evite repetir a mesma palavra, pois essa palavra vai ficar repetida e a repetição da palavra vai fazer com que a palavra seja repetida.

    11) Não abuse das citações. Como costuma dizer meu pai: "Quem cita os outros não tem idéias próprias."

    12) Frases incompletas podem causar.

    13) Não seja redundante, não é preciso dizer a mesma coisa de formas diferentes, isto é, basta mencionar cada argumento uma só vez. Em outras palavras, não fique repetindo a mesma idéia.

    14) Seja mais ou menos específico.

    15) Frases com apenas uma palavra. Corta.

    16) A voz passiva deve ser evitada.

    17) Use a pontuação corretamente o ponto e a vírgula especialmente será que ninguém sabe mais usar o sinal de interrogação

    18) Nunca use siglas desconhecidas, conforme recomenda a A.G.O.P.

    19) Exagerar é 100 bilhões de vezes pior do que a moderação.

    20) Evite as mesóclises. Repita comigo: "mesóclises, evitá-las-ei".

    21) Analogias na escrita são tão úteis quanto chifres numa galinha.

    22) Não abuse das exclamações! Seu texto fica horrível! Sério!

    23) Cuidado com a orthographia, para não estrupar a língua.

    Seja incisivo e coerente. Ou talvez seja melhor não...

    25) Evite frases exageradamente longas, por dificultarem a compreensão da idéia contida nelas, e, conseqüentemente, por conterem mais de uma idéia central, o que nem sempre torna o seu conteúdo acessível, forçando, desta forma, o pobre leitor a separá-la em seus componentes diversos, de forma a torná-las compreensíveis, o que não deveria ser, afinal de contas, parte do processo da leitura, hábito que devemos estimular através do uso de frases mais curtas.

.:Criação de um enredo

.Tema
O tema deverá ser escolhido de forma cuidadosa, pois seu enredo precisa ser coerente a ele. Por exemplo, se seu jogo é sobre as antigas cruzadas da idade média, não faria sentido encontrar um tanque no meio da batalha. Uma desculpa para isso ocorrer seria a existência de algo como viagem do tempo. Apenas mude o tema da sua história, caso sinta-se confortável, e tenha certeza de que ela vai se adaptar bem à mudança.


.Gênero
Gênero, nada mais é que o estilo da sua história, existem vários gêneros como: ação, ficção, romance e aventura. Cada um é bom em determinados gêneros, por isso use o que mais te deixa confortável na hora da escrita. De qualquer forma, mesmo que o gênero que você escolheu seja o "principal", deve lembrar de usar um pouco outros gêneros, assim, cria um enredo diversificado.


.Introdução
Após escolher o tema e o gênero, planeje uma introdução. Pode ser um Prólogo, que dá uma pequena introdução ao que está se passando na história. Também pode começar o enredo com a história já ocorrendo, e ir explicando ela conforme o decorrer da história, por "flashbacks" e/ou relatos de outros personagens. E não limite-se á essas opções, invente o seu método se preferir.

.Começando a história
O começo da história influencia bastante nos acontecimentos que aparecerem, até o final da história. Seria estranho se o autor ignorasse seus próprios princípios sem uma explicação plausível.

.Não esqueça de nada no final
O final da história, revela muitos mistérios, assim como decide o futuro de outros. Então não esqueça nenhum deles, releia a história por completo, lembre de todos os acontecimentos e comece a criar seu final.

.O Final
O final da sua história, deve ser tão bom quanto ela própria. Deve causar emoções, talvez mais que qualquer outro ponto da história. Faça proveito de todos os acontecimentos que já ocorreram, assim pode retomar alguns trechos importantes da história.


.:Finalização
Então é isso pessoal, qualquer coisa que eu pense à mais vou adicionar aqui, e caso tenham alguma sugestão, entrem em contato comigo via PM.
Last edited by Aleff Correa on Fri Aug 30, 2013 2:30 am, edited 2 times in total.
Reason: Mudança de cores do titulo de preto para laranja para melhor visualização.

Return to Jogos

Who is online

Users browsing this forum: No registered users

cron